Vulcão da Islândia, um mês depois

24-05-2010 09:05

 

Maio 2010

"O vulcão islandês Eyjafjallajökull, que há mais de um mês perturba o tráfego aéreo na Europa, já não está em erupção, declarou o geofísico islandês Magnus Gudmundsson, citado pela agência noticiosa AFP.

 

 

No entanto, é ainda demasiado cedo para dizer se a actividade deste vulcão terá verdadeiramente cessado, ou se estaremos só perante uma trégua.

“O que posso confirmar é que cessou a actividade na cratera. Já não há magma a vir à superfície”, disse à AFP o cientista da Universidade da Islândia. “A erupção parou, pelo menos por agora. Da cratera só está a sair fumo”.

Outros cientistas e observadores islandeses confirmaram desta acalmia do vulcão, que aliás nos últimos dias tinha vindo a emitir muito menos cinzas. Mas o Instituto de Meteorologia islandês não arrisca previsões sobre a erupção. Segundo o site Iceland Review, desde o meio-dia de sábado que a erupção estava a abrandar. Poucos sismos se têm verificado na zona nos últimos dias."

 

 

Com estas noticias sobre o vulcão que no mês passado entrou em erupção na Islândia podemos mais uma vez perceber que a Natureza sofre constantes transformações e que nos cabe a nós, enquanto Humanidade, preservá-la e evitarmos ter comportamentos que a afectem ainda que indirectamente.

Apesar do avanço das tecnologias e dos novos conhecimentos todos os dias obtidos pelo ser humano, quem possui capacidade de um momento para o outro alterar tudo o que foi criado até hoje é a "mãe natureza".

Voltar