Erupção do vulcão da Islândia

24-05-2010 09:05

Abril 2010

 

A erupção de um vulcão na Islândia obrigou ontem ao encerramento dos aeroportos do norte da Noruega. As cinzas libertadas forçaram o encerramento de parte do espaço aéreo norueguês e prevê-se que a medida se alargue a todos os aeroportos do país.

Os meteorologistas prevêem que as nuvens de pó se estendam progressivamente ao resto da Noruega até ao meio dia, devendo as autoridades norueguesas decretar o encerramento de todo o espaço aéreo nacional com centenas de voos cancelados.

Os sectores do espaço aéreo da Suécia, Finlândia e norte da Rússia podem também ter que ser fechados, ao longo desta quinta-feira, pelo mesmo motivo.

As poeiras vulcânicas são muito perigosas para os motores e janelas dos aviões porque entopem as entradas de ar e desgastam os vidros, tornando-os baços.

O vulcão Eyjafjallajokull, considerado o quinto maior da Islândia, entrou em actividade, quarta-feira, após um sono de 344 anos, tornando-se o segundo vulcão a explodir no espaço de um mês no sul da Islândia.

A erupção que ocorre por baixo de um glaciar gigantesco tem provocado sucessivas enxurradas de água, blocos de gelo e lamas vulcânicas que destruíram já quatro quilómetros de estrada e várias pontes, forçando a evacuação de 800 pessoas na região.

Voltar